Re: [javasf] Aplicação não encontra ManagerBean

Subject: Re: [javasf] Aplicação não encontra ManagerBean
From: Sávio Canuto
Date: Fri, 18 Jun 2010 08:48:16 -0300
Pois é Ricardo,

Esse seu problema eu tive também aqui no projeto que desenvolvo, porém pude notar que quando restartava o tomcat, não carregava as bibliotecas do JSF. Tipo... nos logs que são mostrados do tomcat em tempo de start, são as últimas linhas que são mostradas. Como descobri isso? Foi puro acaso, pois quando startei o tomcat, o navegador estava aberto já com a tela inicial de login aberta, e quando apertei F5 (coisa que não fazia frequentemente, pois a tela já estava aberta), nos logs do tomcat mostrados no eclipse ele terminou de carregar as bibliotecas do JSF.

Esse era mais um problema que enfrentávamos. Mas como o Maven foi incorporado no projeto para automatizar os testes, esse problema deixou de acontecer, pois carregava as bibliotecas normalmente.

Em 18 de junho de 2010 02:02, Ricardo Lacerda <ricardo.lslacerda@xxxxxxxxx> escreveu:
também estou com um problema desse.

meus outros managedbeans funcionam perfeitamente, mas tem um que esta do mesmo jeito dos outros, e tem hora que quando estarto o tomcat não encontra o bean quando restarto o tomcat novamente ele funciona.

Em 17 de junho de 2010 14:48, Sávio Canuto <saviocanuto@xxxxxxxxx> escreveu:

Pessoal,

Resolvi o problema!

Seguinte.... depois de uma atualização da aplicação do SVN, foi que a aplicação parou, então fazendo o trabalho reverso, desfazendo algumas atualizações, notamos que em um commit de um dos desenvolvedores, o SVN truncou o arquivo de faces-config, retirando uma parte do codigo dele. O pior de tudo, é que na máquina do desenvolvedor que commitou está o codigo perfeito do faces-config, mas no repositorio está faltando. Bastou fazer o commit correto novamente para tudo funcionar.

Vai entender o por que do SVN fazer isso!

Em 17 de junho de 2010 13:44, thiago moraes <thiagoampj@xxxxxxxxx> escreveu:

Alguma exceção ao instanciar o MB ?

2010/6/17 Alexandre Silveira <alexandre.sneto@xxxxxxxxx>

Tu fez a declaração do teu MBean no applicationContext.xml ?

2010/6/17 Erich Cainã Lange <erichcaina@xxxxxxxxx>

Target Unreachable, identifier 'geralBean' resolved to null
    at com.sun.facelets.el.
TagValueExpression.getType(TagValueExpression.java:62)..

nao está nulo?

Em 17 de junho de 2010 11:30, Sávio Canuto <saviocanuto@xxxxxxxxx> escreveu:

Srs,

Estou com um problema que aparece de vez em quando, e que me toma um tempo danado pra saber onde eh, e ainda nao consegui saber qual o real problema disso:

ERRO:

javax.el.PropertyNotFoundException: /view/login/login.xhtml @16,112 value="#{geralBean.login}": Target Unreachable, identifier 'geralBean' resolved to null
    at com.sun.facelets.el.TagValueExpression.getType(TagValueExpression.java:62)

Pagina:

<f:view>
        <h:form>
            <rich:messages />
            <fieldset>
                <h:panelGrid columns="2">
                        <h:outputText value="Login:" />
                        <h:inputText id="login" value="#{geralBean.login}" styleClass="edit" size="90" style=" width : 150px;" />

                        <h:outputText value="Senha:" />
                        <h:inputSecret id="senha" styleClass="edit" value="#{geralBean.senha}" size="60" style=" width : 150px;" />

                        <h:commandButton id="botao" value="Entrar" action="" />
                </h:panelGrid>
            </fieldset>
        </h:form>
    </f:view>

MB:
private String login;
private String senha;
GETs e SETs

Não faz nenhum sentido esse erro de não encontrar a propriedade, pois ela existe no meu ManagerBean.

As vezes resolvo o problema fazendo o checkout do projeto novamente, mas agora peço a ajuda de voces para resolvermos isso. Vale salientar que estou usando Spring. Preciso fazer algma configuração?

Desde já agrade a ajuda de todos.

--
Atenciosamente,

Sávio Canuto de Oliveira Sousa