Re: [javasf] SpringSecurity + JSF + JPA

Subject: Re: [javasf] SpringSecurity + JSF + JPA
From: Davinir F Campos Jr
Date: Thu, 29 Apr 2010 15:45:10 -0300
Você usava o Spring Security sem o Core? Que jeito?

[ ]s
Davinir

Em 29 de abril de 2010 15:36, Samuel Rettore <rettore@xxxxxxxxx> escreveu:
Sim ja percebi isso estou usando Spring Security 3.0.2  e vou precisar do Spring Core para colocar o esquema de funcionamento do

@PersistenceUnit

<!--  JPA -->
    <bean id="entityManagerFactory" class="org.springframework.orm.jpa.LocalEntityManagerFactoryBean">
        <property name="persistenceUnitName" value="LatitudePU"/>
    </bean>

:(

Em 29 de abril de 2010 15:13, Davinir F Campos Jr <davinir.jr@xxxxxxxxx> escreveu:

Essas anotações são do Spring Core, Samuel... :-)

[ ]s
Davinir

Em 29 de abril de 2010 15:04, Samuel Rettore <rettore@xxxxxxxxx> escreveu:

Opa eu li a documentacao do Spring Security e essas anotacoes  não sao abordados dessa forma, mas conforme a dica vou dar uma olhada sim !

Mas o legal é o funcionamento do @PersistenceUnit sem EJB .  ja da boa.

Grande abraço.

Em 29 de abril de 2010 14:55, Bruno Maomeh <brunomaomeh@xxxxxxxxx> escreveu:

@Resource é do java EE.. funciona basicamente do mesmo modo que o @Autowired

Em 29 de abril de 2010 14:51, Davinir F Campos Jr <davinir.jr@xxxxxxxxx> escreveu:
@Autowired é para injeção de bean do Spring, geralmente por nomenclatura, mas pode ser por outros mecanismos também.

@PersistenceUnit é uma anotação para injeção da unidade de persistência (que você configurou no persistence.xml). Essa anotação, como ela própria cita no texto, segue o padrão Java EE, mas é a anotação DO SPRING, então não precisa de container EE (eu mesmo a uso em projetos rodando no Tomcat).

@Resource eu nunca precisei utilizar, não me lembro agora pra que serve (é mesmo do Spring?).

Cara, você chegou a ler a documentação do Spring? Esses são conceitos básicos do framework...

[ ]s
Davinir

Em 29 de abril de 2010 13:55, Samuel Rettore <rettore@xxxxxxxxx> escreveu:

Mas a carol nesta documentacao usa o @Autowire e o @Resource mas nao entendi muito bem a utilidade de cada um deles !

e ela usa o simples

 @PersistenceUnit(unitName = "XX")

mas isso nao funciona somente com EJB ?

Agradeço se ajudarem mas ta ficando claro o uso do spring !

Em 29 de abril de 2010 12:07, Davinir F Campos Jr <davinir.jr@xxxxxxxxx> escreveu:

Entendi.

Então dá uma olhadinha aqui, acho que vai te ajudar.

[ ]s
Davinir

Em 29 de abril de 2010 11:38, Samuel Rettore <rettore@xxxxxxxxx> escreveu:

Vamos la tenho as duas coisas aqui

Abaixo ja tenho a autenticao com os dados do usuario, mas logo vou fazer buscar via JPA

mas note que esta autenticando "estaticamente"  mas nao consigo chamar o JPA entende ! entao se conseguir vai servir pra usar aqui ou em qualquer outro lugar.

Classe ------------

@Service("myUserDetailsService")
public class AutenticacaoBancoUsuario implements UserDetailsService {

    @Override
    public UserDetails loadUserByUsername(String username) throws UsernameNotFoundException, DataAccessException {
        ArrayList<GrantedAuthority> lista = new ArrayList<GrantedAuthority>();
        GrantedAuthority dt;
        LttUsuario usuario;
        //EntityManager em = ConexaoJpa.getEntityManager();
        try {
            //em.clear();
            //usuario = (LttUsuario) em.createNamedQuery("LttUsuario.findByCdusuario").
            //        setParameter("cdusuario", username).
            //        setMaxResults(1).
            //        getSingleResult();
            dt = new GrantedAuthorityImpl("ROLE_USER");
            lista.add(dt);
            usuario =  new LttUsuario();
            //return new UserLogin(usuario.getCdusuario(), usuario.getSenha(), true, true, true, true, lista, usuario);
            return new UserLogin("teste", "a564de63c2d0da68cf47586ee05984d7", true, true, true, true, lista, usuario);
        } catch (NoResultException e) {
            throw new UsernameNotFoundException("Usuario nao existe");
        }finally{
            dt = null;
            lista = null;
            username = null;
            usuario = null;
        }
    }
}

Em 29 de abril de 2010 11:35, Davinir F Campos Jr <davinir.jr@xxxxxxxxx> escreveu:

Desculpa, Samuel, agora eu fiquei confuso... São duas coisas diferentes:

1) Usar o JPA pra obter autorização e/ou autenticação com o Spring Security

2) Usar o JPA numa aplicação com o Spring e o Spring Security, pra acessar seu modelo de dados

O que é que você quer?

[ ]s
Davinir

Em 29 de abril de 2010 11:22, Samuel Rettore <rettore@xxxxxxxxx> escreveu:

Exatamente

nao consigo usar o JPA, quero ver se tem algum detalhe em usar ele de modo generico com spring security !

ou se precisa fazer de forma diferente que a tradicional !

Em 29 de abril de 2010 11:19, Davinir F Campos Jr <davinir.jr@xxxxxxxxx> escreveu:

Acho que o Samuel não está conseguindo é obter o EntityManagerFactory, Thiago...

É isso, Samuel?

[ ]s
Davinir

Em 29 de abril de 2010 11:00, THIAGO RODRIGUES <sistemas.thiago@xxxxxxxxx> escreveu:

Faça o seguinte:

no xml do spring coloque isso:

<bean id="implUserDetailsService" class="br.com.seuprojeto.servico.ImplUserDetailsService" />

<sec:authentication-provider user-service-ref="implUserDetailsService" />

a classe ImplUserDetailsService deve implementar a interface UserDetailsService a qual tem o método public UserDetails loadUserByUsername(String login)
            throws UsernameNotFoundException, DataAccessException
    {

    }

Em 29 de abril de 2010 10:49, Samuel Rettore <rettore@xxxxxxxxx> escreveu:

Meu problema 'e usar o JPA nos beans a autenticao ta estatica por enquando mas nao consigo recuperar o entityManager

Em 29 de abril de 2010 10:48, Samuel Rettore <rettore@xxxxxxxxx> escreveu:

hehe obrigado pela resposta

mas quero colocar o entity manager de forma correta nos meus beans para manipular com jsf lembrando que nao uso EJB

att

Em 29 de abril de 2010 10:45, THIAGO RODRIGUES <sistemas.thiago@xxxxxxxxx> escreveu:

Você quer delegar para o jpa obter o usuário? Eu uso o SS com JPA, me diga aí o que precisa saber que poderei dar um auxílio.

Abs!

Em 29 de abril de 2010 10:42, Samuel Rettore <rettore@xxxxxxxxx> escreveu:
Pessoal tem alguma manha pra integrar essas tecnologias

O Spring Security ta funcionando legal com JSF(1.2)

Mas nao consigo colocar o JPA pra funcionar tem algum detalhe no JPA quando usado com Spring Security ??

Minha classe que cria o entityManager

public class ConexaoJpa {
    //@PersistenceUnit(unitName = "LatitudePU")
    //protected EntityManager em;

    private static EntityManagerFactory emf = null;

    public ConexaoJpa() {
    }

    public static EntityManager getEntityManager() {
        if (emf == null) {
            init();
        }
        return emf.createEntityManager();
    }

    private static void init() {
        emf = Persistence.createEntityManagerFactory("LatitudePU");
    }

    public static void close(EntityManager em) {
        if (em != null) {
            em.close();
        }
    }
}

--
,EU DISSE.

Samuel
rettore@xxxxxxxxx
Esta mensagem não foi escaneada, mas "acredita-se" esta livre de vírus.
Uso Linux  :)

--
Você recebeu essa mensagem por que é membro do "JavaSF: JavaServer Faces Group" em http://groups.google.com/group/javasf
Para postar no grupo envie para javasf@xxxxxxxxxxxxxxxx