Re: [javasf] [off] Tarefas periodicas e assincronas sem conteiner EJB

Subject: Re: [javasf] [off] Tarefas periodicas e assincronas sem conteiner EJB
From: Loreno Oliveira
Date: Mon, 12 Apr 2010 23:51:27 -0300
Thiago, muito obrigado pela referência.

Rapaiz, realmente foi muito simples resolver meu problema. Precisei fazer umas buscas a mais para complementar a informacao da documentacao do spring (para fazer oq eu queria).

De resto, muito simples mesmo. Agora tenho um job quartz, que roda a cada 2 min mandando mails enfileirados. Meu job tem acesso ao meu DAO e ao Backing Bean especializado no envio de e-mails. De quebra esse job resolveu meu problema de perda de conexao com o banco MySQL. O MySQL derruba conexoes inativas por mais de 8 horas. Ou seja, toda manhã minha aplicação estaria fora do ar. Com o job fazendo consultas ao banco a cada 2 min, problema resolvido (espero).

Obrigado a todos novamente!

Loreno

Em 12 de abril de 2010 10:45, thiago moraes <thiagoampj@xxxxxxxxx> escreveu:
Na referência tem o necessário para utilização com Spring. Desde alguns conceitos até exemplos.

http://static.springsource.org/spring/docs/2.0.x/reference/scheduling.html

2010/4/11 Loreno Oliveira <lorenooliveira@xxxxxxxxx>

Valeu mesmo pelos feedbacks pessoal!

Eu ja tinha noticias do Quartz, mas na minha ignorancia achei que fosse algo muito grande para uma tarefa muito pequena...

Versão 1 do meu sistema vai com envio sincrono mesmo. Vou tentar ganhar tempo durante a homologacao para fazer um upgrade para usar o quartz. Preciso ler um pouco mais da documentacao e da integracao com o spring. Como ainda sou newbe tenho que ver como meu job quartz pode ter um DAO spring injetado nele. Ainda estou meio perdido com essas coisas.

De qualquer maneira, muito obrigado pelas opiniões pessoal. E tb acho que o exemplo seria ultil para mais pessoas da lista...

Abraços,

Loreno

Em 11 de abril de 2010 19:20, Gledson Cruz <gledson.cruz@xxxxxxxxx> escreveu:

Eu tb me interesso em algum exemplo utilizando o quartz.... estou precisando tb que meu sistema envie emails de forma assincrona... Se o Daniel tiver algum exemplo de configuração do quartz e for possivel colaborar agradeço !

Em 11 de abril de 2010 18:26, thiago moraes <thiagoampj@xxxxxxxxx> escreveu:

Se quiser JMS e só utiliza TOMCAT, existem brokers JMS para utilizar a parte.

2010/4/11 Daniel Camargo <danielsudpr@xxxxxxxxx>

Com o Spring eu utilizo o Quartz usando o cron jobs que tem uma semelhança muito grande com o cron do linux.
Muito fácil pra configurar, se tiver algum problema me avisa que te mando um exemplo de configuração e etc.

Em 11 de abril de 2010 12:38, Assis Júnior <assisprog@xxxxxxxxx> escreveu:

Como o Davinir acima citou você pode usar o Quartz e pode usar
mensagens JMS também.

Se você estiver usando o jboss-seam ele já possui integração para
realizar isso e enviar emails.

http://docs.jboss.org/seam/1.2.1.GA/reference/en/html/jms.html
http://docs.jboss.org/seam/1.1.5.GA/reference/en/html/mail.html

Em 11 de abril de 2010 13:32, Davinir F Campos Jr
> Quartz.
> http://www.quartz-scheduler.org/
>
> [ ]s
> Davinir

> --
> http://groups.google.com/group/javasf

Atenciosamente,
Assis júnior
SCJP 5.0 Certified

Thiago Alves de Moraes
thiagoampj@xxxxxxxxx

Gledson Cruz
MSN:gledson_net@xxxxxxxxxxx
Skype: gledson.costa.cruz
Linux User Number: #461209
"Tudo o que se faz em vida, ecoa pela eternidade..."

Thiago Alves de Moraes
thiagoampj@xxxxxxxxx