Re: [javasf] Erro ao salvar dados com classes relacionadas.

Subject: Re: [javasf] Erro ao salvar dados com classes relacionadas.
From: "Rafael A. de Oliveira"
Date: Wed, 31 Mar 2010 13:59:12 -0300
Parace que o erro diz que o 'usuario' esta nulo mas o usuario vem da classe funcioanrio eu consigo exibir as informaç~eos pq nao consigo recupera-la para salvar..

olha o erro:

org.apache.jasper.el.JspPropertyNotFoundException: /sys/funcionario/cadastro.jsp(88,2) '#{funcionarioHandler.funcionario.usuario.usuario}' Target Unreachable, 'usuario' returned null
org.apache.jasper.el.JspValueExpression.getType(JspValueExpression.java:61)
com.sun.faces.renderkit.html_basic.HtmlBasicInputRenderer.getConvertedValue(HtmlBasicInputRenderer.java:81)

Obrigado

Em 31 de março de 2010 11:12, Rafael A. de Oliveira <rafael170985@xxxxxxxxx> escreveu:
Não defini o tipo dentro do input...nem sabia que da para definir..como faço?

Em 31 de março de 2010 11:00, rondinelle pessoa <rondinellepessoa@xxxxxxxxx> escreveu:

O atributo usuario é do tipo string na tua classe e o input que tu passou foi uma string é isso?

Em 31 de março de 2010 10:50, Rafael A. de Oliveira <rafael170985@xxxxxxxxx> escreveu:

Uma string...

Em 31 de março de 2010 10:40, rondinelle pessoa <rondinellepessoa@xxxxxxxxx> escreveu:

Cara, o teu atributo usuario qual o tipo dele? No input de usuario tu passa um inteiro ou um string?

Em 31 de março de 2010 10:23, Rafael A. de Oliveira <rafael170985@xxxxxxxxx> escreveu:
Bom dia Galera!, estou com dificuldade de novo,

Tenho um cadastro de funcionario como falei aqui em uma mensagem anterior, ele tem um relaciuonamento com a classe usuario, deta forma:

Funcionario possui apenas 1 Usuario, ok?

quando eu carrego ele em um form atarves do MB, ele me traz tudo corretamente as informações tanto de funcionario quanto de usuario, que sao em tabelas diferentes, desta forma

        <h:outputText value="#{msgs['usuario-usuario']}" />
        <h:inputText value="#{funcionarioHandler.funcionario.usuario.usuario}" />

        <h:outputText value="#{msgs['usuario-senha']}" />
        <h:inputText value="#{funcionarioHandler.funcionario.usuario.senha}"  />

Na hora que eu tento salvar, o carregado ou um novo funcionario, da o eguinte erro:
org.apache.jasper.el.JspPropertyNotFoundException: /sys/funcionario/cadastro.jsp(88,2) '#{funcionarioHandler.funcionario.usuario.usuario}' Target Unreachable, 'usuario' returned null
o metodo que salva esta dentro do funcionarioHandler, e este

    public String salva(){

        this.funcionarioDao.save(this.funcionario);

        return "sucesso";
    }

 eu ja tentei dar um this.funcionario.getUsuario()

As classes com o relacionamento esta abixo, não coloquei relacionamento na classe usuario, pois o usuario nao precisa necessariamente de um funcionario.

Classe Funcionario
    @OneToOne
    @JoinColumn(name="fal_usuarios_id")
    private Usuario usuario;