Re: [javasf] Expondo situação e querendo ouvir opniões

Subject: Re: [javasf] Expondo situação e querendo ouvir opniões
From: Walter MourÃo
Date: Thu, 4 Mar 2010 10:01:19 -0300
Oi Robert,

1º) Vocês acham que uma prova destas serve para determinar o conhecimento de alguém ou até mesmo a qualidade profissional??? (Acredito que não, mas quero saber a opnião de vocês meus caros colegas da comunidade)

Eu acho que sim

2º) Será que a minha postura esta errada ao não realizar por completo um teste em algo que realmente não me recordo para não dizer que hoje não conheço???

Erradíssima. Errar é normal, mas desistir... é grave. Posso estar enganado mas acho que o teste era exatamente para saber sua capacidade de pesquisar e relembrar...

3º) Hoje por não recordar algo que me foi utilizado no inicio da minha carreira profissional por isso sou um mal profissional???

Como eu disse, acho que a desistência é grave e pode indicar que você é um mai profissional sim.

Copiar exemplos prontos é uma coisa que faço o tempo todo. Acho normal.

Sds,

Walter Mourão
http://waltermourao.com.br
http://arcadian.com.br
http://oriens.com.br

2010/3/4 Robert Resende <rlresende@xxxxxxxxx>
Mas igual no meu caso, não sou mentiroso. Mas a tempo não faço um servlet puro, nada nada tem uns 4 anos. Eu realmente não me recordo, poderia mentir e investar uma desculpa. Mas admito que não me lembro, pode ser até falha minha. Mas como é uma coisa que não mexo, nao utilizo no dia a dia então esqueci mesmo, o que é natural de todo ser humano. Se voce aprende algo e nao pratica voce esquece. Igual, eu fiz engenharia de computação no primeiro ano de faculdade isso em 2000 tive calculo 1, que tinhamos aplicacao de derivado com um monte de regras. Se me entregarem uma hoje não vou saber resolver, mas se der uma lida eu consigo, porque eu aprendi isso. Seria um exemplo semelhante do que aconteceu comigo.

2010/3/4 Marcio Eduardo <marcio.e.luz@xxxxxxxxx>
Também já participei de uma dessas, na época, segundo fui informado, a vaga foi para um cara que tinha 5 anos de experiência, isso a 2 anos atrás, hoje no meu emprego atual aconteceu um fato pitoresco.

Basicamente foi, entrevista com os técnicos(lá o chefe de desenvolvimento e aqui com o arquiteto), depois com o gerente de projeto, depois a prova, que era java básico, tipo JSP e Servlet.
Mas o que aconteceu foi que me surpreendeu, tem muita gente mentindo. Aqui onde fui selecionado, dos 10, somente 2 (eu e o outro) fizemos corretamente. Nesta outra, de 30 que foram para a prova, somente 10 terminaram, e somente 3 (eu fui um deles) que tinham notas dentro de parâmetros aceitáveis, isso porque o chefe do desenvolvimento, disse que a antiga prova ninguém passou, por isso, ele diminuiu a profundidade da prova.

Assim concluo que é para começar a espandar os mentirosos, e ainda, aqueles que não possuem certificação, demonstrar se sabe o básico.

Att, Márcio Eduardo.

Em 4 de março de 2010 09:24, Bruno Maomeh <brunomaomeh@xxxxxxxxx> escreveu:

determinar o conhecimento, é uma questão um pouco difícil.. até as grandes universidades não conseguem isso muito bem..
mas é importante para a empresa, saber qual o seu conhecimento de nível básico, intermediário e avançado..
e o conhecimento de nível básico, é um dos que eu acho mais importantes..
muito dos problemas que eu vejo por aqui, é justamente na parte "básica da coisa"..
não é problema com o framework.. mas sim de conhecimentos básicos..

hj em dia, eu participo do processo seletivo da empresa onde trabalho, e ao longo da entrevista, eu sempre procuro saber qual o conhecimento do entrevistado.. conhecimento sobre o básico mesmo.. se o cara se enrolar um pouco no básico, possivelmente já está descartado..
eu acho melhor um cara conhecer servlet e jsp.. a conhecer apenas struts e/ou jsf (sem saber nada sobre sevlets/jsp)..

eu não gosto da ideia de se fazer uma prova.. não acredito que uma prova meça o conhecimento de ninguem.. mas igual a uma faculdade, por exemplo, que se uma prova lhe é passado, essa prova deve ser feita para que se consiga passar no "exame".. mesmo que uma prova não fale nada sobre você!

mas lógico que esse é apenas o meu ponto de vista..

Em 3 de março de 2010 19:24, Robert Resende <rlresende@xxxxxxxxx> escreveu:

Boa noite a todos,

venho aqui expor uma situação que ocorreu comigo no dia de hoje colocar minha opnião, expor os fatos e gostaria de saber da opnião de todos.
Resido em brasília a praticamente 2 anos e meio venho trabalhando com Jboss Seam. Minhas primeiras experiências profissionais foram com JSF que por sinal hoje ando meio enferrujado. A alguns dias fui selecionado para um processo seletivo e passei na entrevista e pediram que fizesse uma prova prática. Que por sinal foi realizada hoje, ao chegar no local me entregaram um documento contendo as especificações. Um cadastro de usuário com login, até ai tudo bem. Ao virar para a segunda página a surpresa, teria de ser todo feito utilizando servlets, somente servlets. Sendo que o local citado possui projeto de Struts à Jboss Seam mas nada de servlets puro. A questão que quero levantar é a seguinte, pelo menos no meu caso utilizei servlets apenas quando estava aprendendo Java para Web, hoje atuo projetista de sistema. Já trabalhei e conheço bem algumas tecnologias de mais popularidade no mercado e aquelas que não conheço consigo me adequar rapidamente. Eu fiz o exame pela metade e me recusei a copiar um exemplo pronto da Web  ou que seja replica-lo. Ao conversar com umas das pessoas que eu conheço da empresa que por sinal já atuou comigo em projeto no passado e sabe das minhas qualidades a chefe dele a ger. de projeto do determinado local falou que não servia para a vaga por não ter feito o exame como ela gostaria, pois considerou o meu desempenho fraco.

[...]

**Obs: ao questionar sobre o conteúdo do exame do dia da entrevista técnica me relataram como simples, trivial. E de certa forma fiquei tranquilo, mas fui pego completamente de surpresa. Gostaria de saber a opnião da comunidade.

Bruno Maomeh
  http://brunomaomeh.wordpress.com

Att. Robert Lazaro Resende
Eng. de Computação